;

DICIONÁRIOS 1
 
CANAIS EXTERNOS  
  • 19TH CENTURY ADRIAN ARCHITECTURE (ARQUITETURA DE ADRIAN DO SÉCULO XIX) Estados Unidos. Pesquisa sobre a arquitetura da cidade de Adrian, Michigan. Seções: Estilos em Adrian (Revivescimentos grego e gótico, casa octogonal, entre outros), pequeno glossário ilustrado, cronologia. Canais para páginas com temas semelhantes. Belo trabalho, sítio premiado. Em inglês.
  • ABBAYE DU MONT-SAINT-MICHEL, L' (ABADIA DO MONTE SÃO MIGUEL) França. História da construção da igreja e da abadia, de estilo românico. Cronologia, canais e fontes de pesquisa. Há um pequeno glossário de termos arquitetônicos relativos à obra. Em francês e italiano.
  • ACHILLE32 Itália. Portal de restauração. Teoria e soluções para o restauro monumental e arqueológico. Fundamento teórico, conceitos de restauro, cartas de restauro, escolas, materiais e etc. Possui um glossário de termos técnicos e um léxico das alterações macroscópicas das pedras. Em italiano.
  • ALMENDRON Espanha. Portal de história e arte. A subseção "arquitetura" se divide entre os temas: "As chaves da arquitetura", "O Islam (VII - XIII)", "Os Maias", "O Românico" e "O teto da Catedral de Teruel". Possui um amplo glossário elaborado por Miguel Moliné Escalona. Em espanhol.
  • ARCA.NET Itália. Arte e história em Florença e Toscânia. Museus, monumentos, vilas, itinerários e horários. Possui um glossário de arte e arquitetura. Faz parte do sítio de turismo "Your way to Florence". Textos, imagens e termos do glossário são propriedade da Casa Editritce Bonechi e da APT - Azienda di Promozione Turistica. Em inglês.
  • ARCHISEEK Irlanda. Artigos ilustrados, discussões, boletins, competições e empregos. Notícias e canais. Há um glossário de termos arquitetônicos. Projeto de Paul Clerkin. Em inglês.
  • ARCHITECTIONARY Estados Unidos. Fonte de informações para arquitetos, estudantes de arquitetura e o público em geral. Centenas de verbetes nas áreas de arquitetura, construção e indústria da construção. Muitos verbetes têm ilustrações e novas definições são constantemente adicionadas. Biblioteca de blocos de arquitetura. Tutoriais do programa Sketchup. Em inglês.
  • ARCHITECTURAL GLOSSARY (GLOSSÁRIO DE ARQUITETURA) Estados Unidos. Wikipedia. A maioria dos termos possui ilustrações, com fotos e desenhos. Há um canal para uma Lista de Tópicos de Arquitetura, mais abrangente ainda. Há também mais três canais da Wikipedia relativos ao tema: Lista de Termos da Arquitetura Clássica, Ordem Clássica e Moldura Decorativa. Em inglês.
  • ARCHITECTURE.ABOUT Estados Unidos. Entre muitos outros assuntos, cada um com guia específico, ABOUT.COM tem Jackie Craven para organizar as páginas sobre arquitetura e escrever artigos interessantes. Ela é uma escritora amplamente publicada que se especializou em arquitetura, design e viagens culturais. Há um glossário de arquitetura com ilustrações. Em inglês.
  • ARCHITECTURE PROJECT GLOSSARY, THE (PROJETO GLOSSÁRIO DE ARQUITETURA) Estados Unidos. Projeto da Universidade do Arizona (University of Arizona). Este glossário é dividido em seções por período histórico: Glossário de Termos Genéricos, Arquitetura e Sociedade Gregas, Arquitetura e Sociedade Romanas. Não é extenso por enquanto, mas todos os verbetes têm boa descrição e belas ilustrações, com fotos ou desenhos. Em inglês.
  • ARCHITECTURE RELIGIEUSE EN OCCIDENT (ARQUITETURA RELIGIOSA NO OCIDENTE) França. Este sítio tem por objetivo apresentar algumas das mais belas obras-primas da arquitetura religiosa ocidental e dar alguns pontos de referência históricos e artísticos. Obras, pontos de referência, glossário ilustrado, páginas em espanhol, bibliografia e canais. Há Glossários de Arquitetura em francês e em espanhol, com descrição dos termos e ótimas ilustrações. Há um Glossário Francês-Espanhol e outro Francês-Inglês, sem descrição dos termos. Em francês e espanhol (algumas páginas).
  • ARCHITEKTOOL Alemanha. Construção e técnica, serviços, dinheiro e direito, catálogo de empresas, literatura, artigos e notícias. Dicionário alemão-inglês de técnicas construtivas, sem descrição dos termos. Glossário de técnicas construtivas. Em alemão.
  • ARCHITETTO IN RETE (ARQUITETO EM REDE) Itália. Sítio oficial do arquiteto Fabrizio Profico. Serviços virtuais nas áreas de consultoria, design de interiores e projetos. Glossário técnico bem elaborado, por sua mulher Barbara, com mais de 1.000 termos, por enquanto incompleto, vai de A a P. Há um mecanismo de busca exclusivo para o glossário. Para acessar o glossário, clicar em Entra/Enter, clicar na guia Utilità e depois em Glossario, no menu. Em italiano.
  • ARCHITETTURAWEB Itália. Portal com conteúdo variado: comunidade virtual, notícias, artigos, tutoriais, normas e canais. Há um dicionário que, embora incompleto, está acessível. Em italiano.
  • ARQUITETANDO Brasil. Página do arquiteto Irajá Gouvêa, professor da Universidade de Marília (SP) e da FACCAT de Tupã. Possui as seções: Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e História. Em Arquitetura destacam-se, entre outros, os dicionários de arquitetura, decoração e jardinagem. Em Urbanismo, destacam-se Carta de Atenas, Carta de Machu Picchu e Lei de Tombamento. Em Arquitetura e Urbanismo: Art Nouveau, Art Déco, Arquitetura Rural, Arquitetura Antroposófica, e várias outras matérias. Em português.
  • ARMAZÉM DE DADOS.RIO Brasil. Portal administrado pelo Instituto Pereira Passos - IPP, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo - SMU, do Rio de Janeiro. O sítio oferece baixa de fotos aéreas e da arquitetura de pontos da cidade, entre outras. Vários glossários, entre eles: Habitação, Cartografia, Território e Meio-Ambiente, e Infra-Estrutura e Uso do Solo. Mapoteca com acervo fotográfico e plantas digitais. Em português.
  • ARQUITECTURA GALEGA Espanha. O sítio da arquitetura galega na rede. Artigos, história, banco de imagens, canais e dicionário com verbetes em galego, castelhano e catalão. Em galego.
  • ART & ARCHITECTURE THESAURUS ONLINE (TESAURO VIRTUAL DE ARTE & ARQUITETURA) Estados Unidos. O TAA (Tesauro de Arte e Arquitetura) é um vocabulário estruturado contendo 125.000 termos e outras informações sobre conceitos. Os termos no TAA podem ser usados para descrever arte, arquitetura, artes decorativas, cultura material, e materiais de arquivo. A cobertura do TAA abrange desde a antiguidade até o presente, e o escopo é global. Elaborado pelo Instituto de Pesquisa Getty (The Getty Research Institute). Em inglês.
  • ARTGLOSS Portugal. Glossário de termos de arte. Vários termos relativos também a arquitetura. Alguns verbetes possuem ilustração. Possui mecanismo próprio de busca. Em português.
  • ARTEGUIAS Espanha. Primeiro portal dedicado à ARTE ROMÂNICA E ROTAS MEDIEVAIS NA ESPANHA. Informação sobre monumentos, rotas, notícias, livros e outros artigos relacionados com o românico e outros estilos afins (nos campos da arquitetura, escultura e pintura, etc.). Há um pequeno dicionáro ilustrado. Em espanhol.

1 - 2 - 3 - 4


Dicionário de Arquitetura

© ArkitektUrbo. Todos os direitos reservados. Web Master Arq. Luís Menechino