;

DICIONÁRIOS 2
 
CANAIS EXTERNOS  
  • ARTEMIS ILLUSTRATION Estados Unidos. Dicionário ilustrado de arquitetura feito por Alice Cotton. Dividido em seções: arcos, lambrequins, construção, mansardas, moldura, ornamento, telhados, fechamento lateral, torres e janelas. Em inglês.
  • ARTLEX ON ARCHITECTURE Estados Unidos. Dicionário de artes visuais e arquitetura, com imagens e palavras em hipertexto. Em inglês.
  • ARTS NET Itália. Glossário específico para as ordens na arquitetura clássica. Faz parte de lições de história da arte, de Antonio Manno. Em italiano.
  • AZULEJO EM PORTUGAL, O Portugal. História e livros sobre os azulejos portugueses. No menu "Para saber mais", há uma página dedicada a roteiros, canais, bibliografia e um glossário especializado. Belo trabalho de pesquisa dos autores Maria Isabel Alves Planas Almasqué e António José de Barros Veloso. Em português.
  • BOLIVIA ARQUITECTURA Bolívia. Portal bem abrangente e variado. Projetos, biblioteca, blocos 2D e 3D, CAD, tutoriais, galeria, artigos, notícias, profissionais, empresas, empregos e canais. Há também um dicionário de arquitetura. Em espanhol.
  • BRICKS AND BRASS (TIJOLOS E LATÃO) Reino Unido. Este sítio proporciona informação abrangente sobre a arquitetura, o design, e a história de casas na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. As seções cobrem estilos arquitetônicos (clásssico, gótico, arte e artesanato, art nouveau, etc.), aspectos internos e externos (paredes, telhado, janelas, salas, etc.) e manutenção e remodelação de casas de época. Produtos e serviços no Reino Unido, livros, eventos, lugares para visitar, canais e um glossário ilustrado com mecanismo de busca. A busca pode ser feita pelo verbete ou pela definição. Predominam termos sobre casas vitorianas e eduardianas. Em inglês.
  • BRITAIN EXPRESS (EXPRESSO BRETANHA) Reino Unido. Guia de viagem e patrimônio do Reino Unido. História, patrimônio, guia de viagens de cidades. História e patrimônio ingleses. Artigos sobre arquitetura gótica, arquitetura e arte medievais, a igreja medieval, abadias e mosteiros na Inglaterra e no País de Gales, abadias e priorados na Escócia, e abadias no País de Gales. Há um glossário de arquitetura de igreja do período medieval. Em inglês.
  • CARTAGE.ORG Líbano. Foco em história da arquitetura. Generalidades, estrutura arquitetônica, períodos e estilos arquitetônicos antigos e da Idade Média, arquiteturas renascentista, maneirista e barroca, arquitetos. Há um Dicionário Ilustrado de Arquitetura (em inglês). Em inglês e francês (parcial).
  • CASA E CIA. Brasil. Sítio de arquitetura, interiores e paisagismo. História da arquitetura, história do móvel, iluminação, materiais de revestimentos, plantas brasileiras, cursos on line, fórum, previsão do tempo e vários outras matérias. Um recurso interessante na página de paisagismo é a Biblioteca de Plantas Ornamentais, dividida em árvores, arbustos, herbáceas, forrações, trepadeiras, bulbosas, bromélias, orquídeas, e suculentas e cactáceas. Cada planta possui ilustração e informações: nome científico, nome popular, família, origem, porte, características e propagação. Em português.
  • CASTLES OF BRITAIN.COM (CASTELOS DA GRÃ-BRETANHA) Reino Unido. Dedicado ao estudo e à promoção dos castelos britânicos. "A Grã-Bretanha está coberta de ruínas de castelos, escombros de séculos de sua existência. Castelos são relíquias tangíveis de um passado notável, um patrimônio prolongado gravado em pedra e com o sangue e o suor daqueles que construíram, trabalharam, lutaram e morreram sob suas sombras." Galeria de fotos, preservação, curso, loja e canais. Possui um glossário específico de castelos. Em inglês.
  • CASTLES OF WALES (CASTELOS DO PAÍS DE GALES) Reino Unido. Cobre uma vasta extensão de tópicos relativos a castelos galeses e história medieval galesa, e muitos dos ensaios são escritos por destacados especialistas da atualidade em seus respectivos campos de estudo. Informação sobre mais de 400 diferentes castelos galeses, acompanhados de fotografias de alta qualidade, e também dos perfis dos homens responsáveis por sua construção, e explicação dos tempos turbulentos em que viveram. Há um glossário de termos de castelo e a maioria deles são ilustrados. Em inglês.
  • CASTLES ON THE WEB (CASTELOS NA REDE) Reino Unido. Oferece um banco de dados extenso para acessar tudo sobre castelos! Estudos medievais, armas e suprimentos, livros, canais, organizações, mitos e lendas, fórum de discussão de perguntas e respostas, e um grande arquivo fotográfico. Possui um glossário específico de termos relativos a castelos. Em inglês.
  • CENTRO TÉCNICO DE ARTES CÊNICAS - CTAC Brasil. Pesquisa de teatros, assessoria técnica, teatros do centro histórico do Rio de Janeiro, fotos e histórico dos principais teatros do Brasil. Vinculado ao Ministério da Cultura do governo brasileiro. Em português. As páginas sobre Teatros do Brasil, onde trata de estilos arquitetônicos e glossário é em português e inglês.
  • CHARENTE MARITIME - GLOSSAIRE DE L'ARCHITECTURE ROMANE França. Elaborado pela empresa MSCLUB. Glossário de arquitetura românica. Há algumas ilustrações, com animação realçando no desenho a parte específica. Em francês.
  • COMUNE DI PISA Itália. Sítio oficial da cidade de Pisa. Glossário restringe-se a termos usados na arquitetura clássica. Em italiano.
  • COMUNE DI PARABITA Itália. Sítio oficial da cidade de Parabita. Glossário no formato .doc, onde prevalecem termos da arquitetura clássica. Em italiano.
  • CONSTRUINDO Brasil. Portal sobre construção que possui um glossário de decoração. Em português.
  • DESIGN DICTIONARY (DICIONÁRIO DE DESIGN) Reino Unido. Abrange todo o universo do design. Os termos incluem arquitetos, designers, empresas, organizações, termos técnicos, museus, revistas, livros, materiais e escolas. Cada verbete possui uma ou mais ilustrações. Em inglês e italiano.
  • DEUX TERRES, LES (DUAS TERRAS, AS) França. Sítio sobre egiptologia. Glossário relativo à arquitetura egípcia. Algumas ilustrações. Em francês.
  • DICCIONARIO DE ARQUITECTURA Y CONSTRUCCIÓN (DICIONÁRIO DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO) Argentina. Consulta para termos sobre arquitetura, construção, engenharia civil e obras. Vocábulos e frases em espanhol (castelhano) com sua corresponde tradução ao inglês, alemão e francês, com uma breve descrição. Em espanhol.
  • DICIONÁRIO DA CONSTRUÇÃO Brasil. Dicionário acrescido e duplicado na quantidade de verbetes, adaptado no Brasil por Eng. André Costa com a devida autorização do autor do dicionário original, Filipe Miguel Tavares, de Portugal. Em português.
  • DICIONÁRIO DE ARQUITETURA PINHAL ARQUITETURA Brasil. O dicionáro do Prof. Pinhal é um dos recursos deste sítio, além de cursos virtuais, artigos e serviços. Em português.
  • DICIONARIO VISUAL DA CONSTRUCIÓN Espanha. COAG (Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia). Dicionário terminológico visual de equivalências galego-castelhano, com aproximadamente 7.000 verbetes. Não há descrição dos termos, mas é ricamente ilustrado com belos desenhos. Coordenação: Alberte González Rodríguez, arquiteto. Em galego e castelhano (espanhol).
  • DICTIONARY OF ARCHITECTURAL TERMS (DICIONÁRIO DE TERMOS ARQUITETÔNICOS) Estados Unidos. Dicionário de termos arquitetônicos, abrangente e com ilustrações. Utah Heritage Foundation (Fundação do Patrimônio de Utah). Preparado por Ann Whitehead. Em inglês.
  • DICTIONARY OF MILITARY ARCHITECTURE, A (DICIONÁRIO DE ARQUITETURA MILITAR) Estados Unidos. Fortificação e trabalhos de campo desde a Idade do Ferro ao Século XVIII. Há canais para várias páginas do mesmo autor, sobre castelos, muralhas e torres. Autor: Stephen Francis Wyley. Desenhos de Steven Lowe. Em inglês.

1 - 2 - 3 - 4


Dicionário de Arquitetura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicionário da Construção - André Costa

© ArkitektUrbo. Todos os direitos reservados. Web Master Arq. Luís Menechino