;

DICIONÁRIOS 3
 
CANAIS EXTERNOS  
  • DICTIONNAIRE RAISONNÉ DE L'ARCHITECTURE FRANÇAISE DU XIe AU XVIe SIÈCLE França. Projeto Wikipedia. Dicionário da arquitetura francesa do século XI ao XVI, de Viollet-le-Duc, de 1856. Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc (1814-1879), arquiteto francês conhecido sobretudo por suas restaurações de construções medievais. Foi também historiador e teórico de arquitetura. As descrições dos termos geralmente são extensas e as ilustrações são belíssimas. Em francês. Há uns poucos termos em inglês.
  • EARTHLORE EXPLORATIONS (EXPLORAÇÕES DE TRADIÇÕES DA TERRA) Reino Unido. Descobrindo a relevância contemporânea da história cultural. Entre outros assuntos trata do período Gótico na história da humanidade. Foca principalmente a arquitetura. Visão histórica da catedral Notre Dame de Paris e de Outras Catedrais. Na página de introdução ao gótico há um índice geral dos Glossários, sete ao todo: Termos Imprescindíveis de elementos estruturais de uma catedral gótica, Componentes Estruturais das igrejas e catedrais góticas, Elementos Únicos contidos nas igrejas e catedrais góticas, Projetos Estruturais de uma catedral gótica, Decoração e Motivo contido na catedral gótica, Expressão e Técnicas artesanais nas catedrais góticas, e Períodos e Estilos artísticos relacionados à arquitetura gótica. Bibliografia e boletim. Em inglês. Algumas páginas também em português.
  • E-CIVIL Brasil. Portal de engenharia civil. Apostilas, artigos técnicos, CAD, livros técnicos, fórum e Dicionário de Engenharia Civil, que também possui vários termos de arquitetura. Em português.
  • ÉGLISES DU HAUT AGENAIS (IGREJAS DO ALTO AGENAIS) França. Patrimônio arquitetônico dessa região da França. Há um glossário ilustrado de arquitetura das igrejas. Em francês.
  • ESSAYS ON ROMAN ARCHITECTURE (ENSAIOS SOBRE ARQUITETURA ROMANA) Estados Unidos. Seções: Arquitetura de Templos, Fórum Romano, Fóruns Imperiais, Urbes Romanas. Belas fotos. Há um glossário que se acessa da página Arquitetura de Templos, com termos de arquitetura clássica. Em inglês.
  • FONDATION DE L'OEUVRE NOTRE-DAME (FUNDAÇÃO DA OBRA DE NOTRE DAME) França. História e documentação sobre a catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo. Patrimônio, restauração, técnicas, abordagem científica, biblioteca, iconografia e plantas. Glossários trilíngües de Arquitetura Gótica e de Ferramentas usadas na construção e restauração da catedral. Em francês, alemão e inglês.
  • GARDCO LIGHTING AND EMCO LIGHTING Estados Unidos. Glossário de iluminação. Duas empresas que desenvolvem produtos para arquitetura e paisagismo, projetados para reduzir poluição luminosa e proporcionar economia geral para o local. Em inglês.
  • GARDEN WEB GLOSSARY Estados Unidos. O glossário Garden Web de Termos Botânicos atualmente contém 4.400 termos relativos a botânica, jardinagem, horticultura e paisagismo, e é regularmente atualizado. Possui um mecanismo de busca para os termos. Pode-se também folhear o glossário, mas há muitas páginas. Outro recurso é o Banco de Dados Hortiplex, que contém imagens e dados de plantas, assim como canais para fontes de informação, imagens e vendedores de outros sítios. Possui também um mecanismo de busca para os nomes das plantas. Em inglês.
  • GLOSARIO DE TÉRMINOS ARQUITECTÓNICOS México. Glossário de termos arquitetônicos. Informação recompilada do livro "Glosario de Términos Arquitectónicos - Catálogo de Monumentos" publicado pela Secretaria de Patrimonio Nacional em julho de 1971 pelos arquitectos: Juan Benito Artigas, Manuel González Galván, Rafael Esponda Gaxiola e Armando Leroux. Contém algumas ilustrações. Página produzida pela empresa A & B Arquitectos. Em espanhol.
  • GLOSSAIRE DE L'ARCHITECTURE (GLOSSÁRIO DE ARQUITETURA) França. Wikipédia - L'Encyclopedie Libre. Várias ilustrações, com fotos e desenhos. Muitos verbetes têm canais para palavra e definição em outras línguas, através de um menu lateral, mas nem sempre são as mesmas para cada verbete. Em francês.
  • GLOSSÁRIO DE ARQUITETURA - PUC RIO Brasil. Este glossário resultou do trabalho de alunas do curso de Formação de Tradutores da PUC-Rio. Os termos aqui incluídos foram extraídos, em sua maioria, do capítulo referente ao art nouveau espanhol em A History of Western Architecture, de David Watkin (London: King, 1998) e posteriormente complementados com termos encontrados nos textos utilizados para pesquisa. A disponibilização do glossário tem por objetivo oferecer aos tradutores uma ferramenta de auxílio, não se propondo a esgotar os campos conceituais contemplados - o que seria a proposta de um trabalho terminológico no sentido científico do termo. Em português e inglês.
  • GRAND TRADITION (GRANDE TRADIÇÃO) Estados Unidos. Sítio especializado em arquitetura clássica e neoclássica. Artigos, fórum, arquivos CAD, galeria de imagens, glossário, livros e canais. Em inglês.
  • GUIDE DADA ARCHITETTURA Itália. Guia Dada sobre arquitetura. Artigos, notícias, história e urbanismo. Tem como guia a arquiteta Maria Gioconda Tepedino. Há um dicionário, onde predominam termos da arquitetura clássica. Em italiano.
  • HERITAGE: NEWFOUNDLAND AND LABRADOR/PATRIMOINE: TERRE-NEUVE ET LABRADOR Canadá. Patrimônio da Terra-Nova e do Labrador. Estruturas de patrimônio tombadas, projetos de parceria, artigos e um glossário de termos arquitetônicos em inglês. O sítio é mantido por Memorial University of Newfoundland e C.R.B. Foundation. Em inglês e francês.
  • HOHEN DOM ZU KÖLN (CATEDRAL DE COLÔNIA) Alemanha. Informação, história, passeio virtual e galeria. Há um glossário relativo à igreja, em alemão e inglês com vários termos de arquitetura. Em alemão e inglês.
  • HOPKINS COMPANY, THE Estados Unidos. Escritório de arquitetos que projetam principalmente residências com estilos históricos. Há um glossário ilustrado termos arquitetônicos. Em inglês.
  • HOUSE PLAN SHOP, THE (LOJA DE PLANTAS DE CASA) Estados Unidos. Portal especializado em plantas de casas. Vários estilos e opções. Possui um glossário de termos de construção de casas. Em inglês.
  • ILLUSTRATED ARCHITECTURE DICTIONARY (DICIONÁRIO ILUSTRADO DE ARQUITETURA) Estados Unidos. Um trabalho muito bom de pesquisa, com belas fotos de Chuck LaChiusa. O dicionário é parte do sítio Buffalo Architecture and History (Arquitetura e História de Búfalo), que também possui um um belo Glossário Ilustrado de Mobiliário. Todos os exemplos são de obras em Búfalo, Nova Iorque. Em inglês.
  • IMAGES OF MEDIEVAL ART AND ARCHITECTURE (IMAGENS DE ARTE E ARQUITETURA MEDIEVAIS) Estados Unidos. Página de Alice Stones. Ela é professora de Arte e Arquitetura na University of Pittsburg (Universidade de Pittsburg) desde 1984. Inclui glossário de termos com belas ilustrações. Em inglês.
  • IRAJÁ ARQUITETURA Brasil. Página do arquiteto Irajá Gouvêa, professor da Universidade de Marília (SP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Presidente Prudente (SP). Possui três seções: "Arquitetura", "Urbanismo" e "Arquitetura & Urbanismo". Em Arquitetura, traz várias informações das disciplinas das escolas em que leciona, grandes arquitetos, Dicionário de Arquitetura, Dicionário de Decoração e Dicionário de Jardinagem. Em Urbanismo, destacam-se Carta de Atenas, Carta de Machu Picchu e Lei de Tombamento. Em Arquitetura e Urbanismo: Art Nouveau, Art Déco, Arquitetura Rural, Arquitetura Antroposófica, e várias outras matérias. Em português.

1 - 2 - 3 - 4

Dicionário de Arquitetura

Dicionário Viollet-le-Duc

 

 

 

 

 

 

Glossário Garden Web HortiPlex Banco de Dados

© ArkitektUrbo. Todos os direitos reservados. Web Master Arq. Luís Menechino