;

DICIONÁRIOS 4
 
CANAIS EXTERNOS  
  • KEN COLLINS' WEB SITE Estados Unidos. Glossário de arquitetura de igreja. Arquitetura e mobiliário. Algumas ilustrações. Em inglês.
  • LANDSCAPE GARDENING AND ARCHITECTURE GLOSSARY (GLOSSÁRIO DE JARDINAGEM E PAISAGISMO) Reino Unido. Glossário de termos específicos compilados por John Tatter, professor de inglês no Birmingham-Southern College. Em inglês.
  • LEXIQUE "LA MAISON" (LÉXICO "A CASA") França. ADECEC (Association pour le Développement des Etudes Archéologiques, Historiques, Linguistiques et Naturalistes du Centre-Est de la Corse). Dicionário de arquitetura francês - corso - inglês. Não há descrição dos termos. Autor: Ghjiseppu Leoni. Tradução para o inglês: Anghjula Carbuccia. Em francês, corso e inglês.
  • LISBOA RENOVADA Portugal. Registo dos edifícios outrora abandonados e entretanto recuperados para a vida da cidade de Lisboa. Textos sobre conservação de renovação de edifícios, urbanismo e história de Lisboa. Possui um Glossário de Restauro italiano-português, traduzido do original italiano pelo Eng. Civil António de Borja Araújo. Complemento do sítio Lisboa Abandonada. Em português.
  • LITHONIA GLOSSARY OF LIGHTING TERMINOLOGY (LITHONIA GLOSSÁRIO DE TERMINOGIA DE ILUMINAÇÃO) Estados Unidos. Empresa especializada em iluminação. Verbete pode ser pesquisado diretamente ou através de um mecanismo de busca. Em inglês.
  • LOOKING AT BUILDINGS (OBSERVANDO AS OBRAS) Reino Unido. Criado pelo Pevsner Architecture Guides, para fins educacionais. Possui três seções principais: "Entendendo as Obras", "Ferramentas & Ajuda aos Estudos" e "Explorando as Obras". Na seção Ferramentas há um Glossário abrangente com ilustrações. Em inglês.
  • MARTIN THUMM PROF - ARCHITEKTUR-GLOSSAR (GLOSSÁRIO DE ARQUITETURA) Alemanha. Autor: Prof. Martin Thumm. Mais de 1.500 verbetes. Inclui arquitetos famosos. Em alemão.
  • MOMENTARY VIGNETTE, A (VINHETA MOMENTÂNEA, UMA) Estados Unidos."...um breve, lindo vislumbre de algo no mundo da arquitetura, do design e da arte". Sítio finamente projetado. Ilustrações de alta qualidade. Vários canais internos para arquitetos, edificações, pintura e escultura, móveis e objetos. Um dicionário ilustrado de termos e definições de arquitetura. Envio de cartões postais com belíssimas ilustrações de Giovanni Giaconi. Em inglês.
  • MONUM - CENTRE DES MONUMENTS NATIONAUX (CENTRO DOS MONUMENTOS NACIONAIS) França. Monumentos nacionais franceses. Belíssimo. Áreas dedicadas a profissionais de: turismo, cinema e audiovisual, educação, patrimônio, mecenato e imprensa. Possui Glossário para os itens presentes nos monumentos. No verbete, é citado em quais monumentos o item aparece. Para acessar o glossário, clicar no monumento e depois no nome do monumento. Clicar em qualquer tópico da próxima página. Em francês e inglês.
  • MOYEN-ÂGE, LE - GLOSSAIRE DE L'ARCHITECTURE MÉDIÉVALE (A IDADE MÉDIA) França. Elaborado por Fabrice Mrugala. Glossário de arquitetura medieval: romana, gótica, religiosa, laica e/ou militar. Grande parte dos verbetes possui ilustrações. Em francês.
  • OBRA FÁCIL Brasil. Glossário de construção civil, de um portal privado sobre obra e materiais de construção. Em português.
  • ONTARIO ARCHITECTURE (ARQUITETURA DE ONTÁRIO) Canadá. Sítio educacional sem fins lucrativos desenvolvido para ajudar pessoas a apreciarem a arquitetura tanto em Ontário quanto no resto do mundo. Possui duas partes: estilos arquitetônicos e termos arquitetônicos. O glossário reúne os verbetes, que são todos ilustrados com fotos. Em inglês.
  • OSRAM GLOSSÁRIO (OSRAM GLOSSARY) Brasil. Empresa especializada em lâmpadas e sistemas de iluminação. Glossário de termos usados em iluminação e luminotécnica. Em português.
  • PAROLE Estados Unidos. Inicialmente projetado para ser um Dicionário Dinâmico da cidade contemporânea, hoje é um sítio vasto e heterogêneo. Atualmente cerca de 900 palavras, relacionadas à transformação da paisagem urbana., estão organizadas em um banco de dados de hipermídia, juntamente com mais de 1000 canais para e da Internet. Imagens, textos, citações, comentários, fragmentos de texto, canais para sítios externos, vídeos, sons e câmeras ao vivo. Em inglês.
  • PLANNING APPLICATIONS (FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO) Reino Unido. Passos e informações para fazer um planejamento no Reino Unido. Portais de matérias: urbano, rural, habitacional, meio ambiente, desenvolvimento sustentável. Tópicos de planejamento: assentamento em áreas de risco de inundação, edifícios tombados e áreas de preservação, controle de publicidade, entre outros. Direitos e regulamentações. Canais para catálogos. Glossário de termos de planejamento. Em inglês.
  • PLANNING PORTAL (PORTAL DE PLANEJAMENTO) Reino Unido. Fonte de consulta virtual de normas de construção e planejamento do governo do Reino Unido. Grande seção dedicada a canais. Possui um glossário de termos de planejamento. Esse glossário é um resumo de cerca de 500 frases relativas a uso do solo e matérias de planejamento espacial. Cobre uma variedade de assuntos que vão de novo desenvolvimento e regeneração, a conservação e proteção ambiental. Em inglês.
  • SCHORSCH Alemanha. Programa de Projeto de Iluminação em Arquitetura. Georg Mischer é um arquiteto, consultor de iluminação artificial e natural, e desenvolvedor de programa no campo da visualização e simulação fisicamente precisa de iluminação. Há um Glossário de Projeto e Iluminação, que combina termos que são usados em projeto arquitetônico de iluminação e simulação de iluminação, originários de arquitetura, radiometria, fotometria, colorimetria, meteorologia, fisiologia, psicologia, matemática, geometria e computação gráfica. Em inglês.
  • SIRCHAL França. Sítio Internacional sobre a Revitalização de Centros Históricos de Cidades da América Latina e do Caribe. Seminário, ateliês de especialização, documentos e glossário quadrilíngüe específico sobre o tema (francês, espanhol, português e inglês). Em francês, espanhol e português.
  • STRAßE DER ROMANIK (ESTRADA DO ROMÂNICO) Alemanha. Estrada de 60 paradas com mais de 70 monumentos arquitetônicos de interesse, em estilo românico, na região da Saxônia-Anhalt. Há um glossário de arquitetura. Em alemão.
  • TECHNO-SCIENCE França. Amplo glossário ilustrado com belas fotos, que aborda os temas: Arquiteto, Arquitetura, Arquitetura militar, Arquitetura religiosa, Construção, Elemento de arquitetura, Engenharia Civil, Arranha-céu, Material de construção e Urbanismo. Em francês.
  • TIMBER BUILDING IN AUSTRALIA (CONSTRUÇÃO EM MADEIRA NA AUSTRÁLIA) Austrália. Portal com material rico. Projetos, assuntos técnicos, meio ambiente, educação, artigos e canais. Há um glossário específico de termos técnicos. Em inglês.
  • TUDOR HISTORY (HISTÓRIA DE TUDOR) Reino Unido. História de obras relacionados com o período Tudor. Há um glossário temático de arquitetura. Em inglês.
  • URBAN CONSERVATION GLOSSARY, THE (GLOSSÁRIO DE CONSERVAÇÃO URBANA) Reino Unido. Baseado na Escola de Planejamento Regional e Urbano da Universidade de Dundee, ele é "uma tentativa de transmitir algo da abrangência, complexidade e enorme interesse e satisfação que se pode encontrar no trabalho de conservação, indo além de um simples catálogo de termos". Muitos verbetes são ilustrados, e com referência cruzada com outros verbetes usando-se hipertexto. Em inglês.
  • VIGNOLA Guatemala. Estudo prático sobre o Tratado das Cinco Ordens da Arquitetura, escrito no ano de 1562 pelo arquiteto italiano Giacomo Barozzi da Vignola, e ilustrado no século XIX pelo arquiteto J. A. Léveil, com 72 lâminas. Adicionado Dicionário Interativo de termos arquitetônicos, em hipertexto. Belíssimo trabalho do arquiteto Luís M. López Martí. Em espanhol.
  • VORTARO DE ARKITEKTURO (DICIONÁRIO DE ARQUITETURA) Alemanha. Faz parte do REVO, Reta Vortaro (Dicionário da Rede). Clicar na guia "Fakoj" e depois no canal "Arkitekturo". A descrição dos termos está em esperanto. Os termos têm tradução para outras línguas, mas nem sempre são as mesmas para cada verbete: bielo-russo, bretão, catalão, alemão, inglês, espanhol, francês, húngaro, holandês, polonês, russo, português, eslovaco, tcheco, sueco, turco, volapuque e outras. Em esperanto.
  • WEBREF ARCHITECTURE Estados Unidos. Pequeno glossário de arquitetura. Em inglês.

1 - 2 - 3 - 4


Dicionário de Arquitetura

© ArkitektUrbo. Todos os direitos reservados. Web Master Arq. Luís Menechino