;

PATRIMÔNIO
 
CANAIS INTERNOS
CANAIS EXTERNOS  
  • ARCHITECTURAL HERITAGE FOUNDATION (FUNDAÇÃO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO) Estados Unidos. Por mais de trinta anos, a Architectural Heritage Foundation participou na preservação de projetos de desenvolvimento de preservação, conduziu estudos de viabilidade, e trabalhou na preservação de edifícios, gerência e curadoria de edifícios. A extensão dos serviços da AHF inclui: Projetos de Redesenvolvimento e Reuso Adaptativo, Projetos de Avaliação e Viabilidade, Consultoria de Preservação, Gerência e Curadoria de Edifícios. Em inglês
  • ANTÔNIO PRADO Brasil. Cidade de colonização italiana no estado do Rio Grande do Sul. Vários prédios tombados pelo IBPC (Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural). Imagens, fichas técnicas e história. Em português.
  • BRITAIN EXPRESS (EXPRESSO BRETANHA) Reino Unido. Guia de viagem e patrimônio do Reino Unido. História, patrimônio, guia de viagens de cidades. História e patrimônio ingleses. Artigos sobre arquitetura gótica, arquitetura e arte medievais, a igreja medieval, abadias e mosteiros na Inglaterra e no País de Gales, abadias e priorados na Escócia, e abadias no País de Gales. Há um glossário de arquitetura de igreja. Em inglês.
  • CASA DA ARQUITECTURA Portugal. Atualmente é uma associação cultural sem fins lucrativos que envolve não só arquitetos mas pessoas de várias áreas que decidiram incentivar e apoiar um projeto em que acreditam. Seu desígnio é constituir-se como Fundação a curto prazo. A seu cargo está a gestão do Centro de Documentação Álvaro Siza (CDAS) e a obtenção de espólios de diversos arquitetos, patrimônio futuro da Fundação. Em português.
  • CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA CONSERVAÇÃO INTEGRADA - CECI Brasil. Organização social sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver a consciência, o conhecimento e a prática da conservação integrada do patrimônio cultural e ambiental nas cidades, dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável. Suas atividades são dirigidas para a comunidade técnica e acadêmica brasileira e internacional. Cursos, pesquisas, publicações, treinamentos, notícias e canais. Em português e inglês.
  • CENTRO INTERNACIONAL PARA LA CONSERVACIÓN DEL PATRIMONIO (CENTRO INTERNACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO) Espanha. Instituição não governamental cujo objetivo primordial é a cooperação internacional em torno do patrimônio físico dos povos. Mais de 500 especialistas de todo o mundo constituem esta associação internacional, com sede nas Ilhas Canárias, como ponto de encontro dos continentes europeu e americano. Em espanhol.
  • CIDADES HISTÓRICAS BRASILEIRAS Brasil. Notícias e boletim. Atualização mensal. Cidades com conjuntos arquitetônicos preservados, tombadas ou não. Fazendas, parques, paisagens rurais e matas. História, monumentos, arte, cultura e artesanato. Mapas, rotas, hospedagem e alimentação. Em português.
  • CINEMA TREASURES (TESOUROS DO CINEMA) Reino Unido. Sítio devotado à consciência e à preservação de cinemas. É verdadeiramente interativo, os usuários podem adicionar novos itens e detalhes de cinema, ou comentários sobre aqueles já relacionados. Desenho muito atraente. Abrange o mundo inteiro, listando mais de 14.800 prédios. Em inglês.
  • CONDEPHAAT Brasil. Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueólogico e Turístico do Estado de São Paulo. Órgão estadual responsável pela identificação, classificação, restauração e preservação dos bens móveis e imóveis existentes no território do Estado de São Paulo. Portal da Secretaria de Estado da Cultura. Em português.
  • CURITIBA ARQUITETURA Brasil. Página do sítio Artes Curitiba. Belas fotos da arquitetura de cidade brasileira com forte colonização europeia, principalmente polonesa e ucraniana. Localização, história e imagens de prédios preservados. Em português.
  • DEPARTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO Brasil. Prefeitura de São Paulo. Instituição responsável pela formulação e implementação de políticas de preservação e valorização dos conjuntos documentais, dos acervos tridimensionais e do patrimônio edificado e ambiental de significado histórico e cultural. Em português.
  • DICAMILLO COMPANION, THE (GUIA DICAMILLO, O) Estados Unidos. Banco de dados de casas grandes britânicas e irlandesas. Tal tipo de casa grande é uma velha instituição virtualmente única na Grã-Bretanha e Irlanda, que em algum ponto de sua história tornou-se a sede rural de uma família latifundiária, que tinha ou tem uma propriedade rural agrícola, e que servia como o centro para uma vida comunitária local, que podia englobar fazenda, vilas ou outra propriedade rural secundáira. Bem detalhado e ilustrado. Em inglês.
  • DIREITO CULTURAL Brasil. Aspectos jurídicos e legais do patrimônio. Divide-se em nove seções: Patrimônio Histórico, Direitos Autorais, Mecenato, Audiovisual, Políticas Públicas, Legislação, Inclusão Social , Projetos de Lei, e Direito e Publicidade. Artigos, notícias e canais. Em português.
  • DISTRITO DE BRAGANÇA Portugal. Património arquitectónico e arqueológico. Várias cidades históricas da região. Igrejas, castelos, paços municipais (Domus Municipalis), entre outras obras. Belas ilustrações. Em português.
  • DOCOMOMO BRASIL Brasil. O núcleo brasileiro foi criado em 1992, seguindo os princípios definidos pelo DOCOMOMO Internacional. Há vários núcleos no Brasil: BA, BSB, MG, PR, PE, RJ, RS e SP. Em português.
  • DOCOMOMO INTERNACIONAL Espanha. DOcumentação e COnservação de obras, sítios e bairros do MOvimento MOderno. Organização com o objetivo de preservar o que se refere ao movimento moderno na arquitetura, cooperando com organizações oficiais e voluntárias para o fomento dos objetivos estabelecidos na Declaração de Eindhoven, que foi publicada na conclusão da conferência de fundação. Canais para os núcleos em vários países do mundo. Em inglês e francês.
  • ÉGLISES DU HAUT AGENAIS (IGREJAS DO ALTO AGENAIS) França. Patrimônio arquitetônico dessa região da França. Há um glossário ilustrado de arquitetura das igrejas. Em francês.
  • ENGLISH HERITAGE (PATRIMÔNIO INGLÊS) Inglaterra. Notícias, campanhas, lugares para visitar, eventos, arqueologia. Prédios tombados, canais e encomendas de livros. Textos, publicações e belas imagens. Conteúdo denso. Em inglês.
  • FONDATION DE L'OEUVRE NOTRE-DAME (FUNDAÇÃO DA OBRA DE NOTRE DAME) França. História e documentação sobre a catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo. Patrimônio, restauração, técnicas, abordagem científica, biblioteca, iconografia e plantas. Glossários trilíngües de arquitetura gótica e de ferramentas usadas na construção e restauração da catedral. Em francês, alemão e inglês.
  • HEREIN - REDE DO PATRIMÔNIO EUROPEU Europa. (European Heritage Network). Permanente sistema de informação que reúne os serviços governamentais responsáveis pela proteção do patrimônio dentro do Conselho da Europa. A Rede do Patrimônio Europeu enfoca o patrimônio cultural, especialmente o arquitetônico e o arqueológico. Políticas nacionais do patrimônio, canais selecionados, notícias, tesauro e fórum. Em inglês, francês e espanhol.
  • HERITAGE CONSERVATION AND RELATED SITES, LINKS TO (PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO E SÍTIOS AFINS, CANAIS PARA) Reino Unido. Metassítio. Somente canais de patrimônio, restauração, conservação e afins. Patrimônio de maneira geral. Para arquitetura, destacam-se os canais relativos a "Preservação, conservação e restauração de prédios e monumentos", "Arquitetura e áreas afins" e "Materiais de construção". Vinculado à Universidade Robert Gordon (Robert Gordon University - RGU). Em inglês.
  • HERITAGE: NEWFOUNDLAND AND LABRADOR/PATRIMOINE: TERRE-NEUVE ET LABRADOR Canadá. Patrimônio da Terra-Nova e do Labrador. Estruturas de patrimônio tombadas, projetos de parceria, artigos e um glossário de termos arquitetônicos em inglês. O sítio é mantido por Memorial University of Newfoundland e C.R.B. Foundation. Em inglês e francês.
  • HOHEN DOM ZU KÖLN (CATEDRAL DE COLÔNIA) Alemanha. Informação, história, passeio virtual e galeria. Há um glossário relativo à igreja, em alemão e inglês com vários termos de arquitetura. Em alemão, inglês e espanhol.
  • ICCROM Itália. Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração de Bens Culturais. Organização fundada em Roma, em 1959, com mais de 100 países membros. Seu lema é "Formação, Informação, Pesquisa, Cooperação e Sensibilização". Cursos sobre conservação e restauração de bens culturais; boletim técnico; publicações; endereços de outras entidades. Em inglês e francês.
  • ICOMOS Brasil. Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Organização internacional não-governamental que integra profissionais voluntários e especialistas em conservação de monumentos e sítios históricos, em todo o mundo. Cartas patrimoniais. Em português.
  • IEPHA/MG Brasil. Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Criado em 1971, tem as funções de registro, preservação e proteção do patrimônio cultural de Minas Gerais. Serviços, bens protegidos, inventário, projetos, notícias, cursos e biblioteca. Em português.
  • INEPAC Brasil. Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Dedica-se à preservação do patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro, elaborando estudos, fiscalizando e vistoriando obras, emitindo pareceres técnicos, pesquisando, catalogando e efetuando tombamentos. Legislação, inventário, guia de bens tombados, projetos, pesquisa e documentação, notícias e canais. Em português.
  • IPAC Brasil. Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Instituto com a missão de atuar de forma integrada e em articulação com a sociedade, na salvaguarda dos bens tangíveis e intangíveis e no fomento de ações culturais, para o fortalecimento das identidades no Estado da Bahia. Em português.
  • IPHAE/RS Brasil. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul. Criado em 1990, é responsável por inúmeros bens tombados, incluindo-se tombamentos ambientais e bens móveis da Biblioteca Pública. Novidades, legislação, bens tombados e textos. Em português.
  • IGESPAR Portugal. Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. Instituto com a missão de conservar, preservar, salvaguardar e valorizar o patrimônio arquitetônico e arqueológico português. Textos e imagens de bens tombados e pesquisa geo-referenciada. Em português e inglês (versão não completa).
  • IPHAN Brasil. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Legislação, bens culturais, tombamento e livros. Em português.
  • JUIZ DE FORA Brasil. Patrimônio cultural de Juiz de Fora, cidade no estado de Minas Gerais. Foram tombados 149 bens culturais, 5 acervos documentais relativos às atividades da Câmara Municipal, do Fórum e do Cartório Maninho Farias e há dois registros de bens imateriais (o apito do meio-dia e a Banda Daki). Belas imagens dos monumentos e seus históricos. Em português.
  • LISBOA RENOVADA Portugal. Registo dos edifícios outrora abandonados e entretanto recuperados para a vida da cidade de Lisboa. Textos sobre conservação de renovação de edifícios, urbanismo e história de Lisboa. Possui um glossário de restauro italiano-português, traduzido do original italiano pelo Eng. Civil António de Borja Araújo. Complemento do sítio Lisboa Abandonada. Em português.
  • LOOKING AT BUILDINGS (OBSERVANDO AS OBRAS) Reino Unido. Criado pelo Pevsner Architecture Guides, para fins educacionais. Possui três seções principais: "Entendendo as Obras".
    "Ferramentas & Ajuda aos Estudos" e "Explorando as Obras". Na seção Ferramentas há um glossário abrangente com ilustrações. Em inglês.
  • MACAU HERITAGE (PATRIMÓNIO DE MACAU) China. Região Administrativa Especial de Macau. Noticiário, inventariação, legislação, fotos e clipes de vídeo. O centro histórico de Macau é patrimônio cultural da UNESCO desde 15/07/2005. Em chinês, português e inglês.
  • MONUM - CENTRE DES MONUMENTS NATIONAUX (CENTRO DOS MONUMENTOS NACIONAIS) França. Monumentos nacionais franceses. Belíssimo. Áreas dedicadas a profissionais de: turismo, cinema e audiovisual, educação, patrimônio, mecenato e imprensa. Possui glossário para os itens presentes nos monumentos. No verbete, é citado em quais monumentos o item aparece. Em francês e inglês.
  • MONUMENTA Brasil. O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social. Ele atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua proposta é de agir de forma integrada em cada um desses locais, promovendo obras de restauração e recuperação dos bens tombados e edificações localizadas nas áreas de projeto. Além de atividades de capacitação de mão-de-obra especializada em restauro, formação de agentes locais de cultura e turismo, promoção de atividades econômicas e programas educativos. Em português.
  • MONUMENTENWEB (PATRIMÔNIOWEB) Países Baixos. Sítio tem sua versão em inglês (HERITAGEWEB) e alemão (DENKMALWEB). Ensaios sobre arqueologia, história e patrimônio. Notícias, canais, agenda, empresas e instituições, e um mecanismo de busca. Em holandês, alemão e inglês.
  • MONUMENTOS Portugal. Sítio da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN). Inventário do Património Arquitectónico (IPA). O sistema de informação compreende imóveis, conjuntos urbanos, sítios e paisagens culturais, num total de 20.073 registos, dos quais 8.414 estão disponíveis na Internet. Em português, inglês e francês.
  • MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS Portugal. O Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e a Capela de São Jerónimo podem ser hoje lugares mobilizadores e actuantes se, primordialmente, forem reconhecidos como pertença de toda a Humanidade e, sobretudo, daqueles que à sua volta vivem e trabalham no seu dia a dia. Galeria virtual, história, visitas guiadas, conservação e restauro, centro de documentação, informações. Em português e inglês.
  • OVPM - OWHC - OCPM Canadá. Organisation des Villes du Patrimoine Mondial (Organização das Cidades do Patrimônio Mundial). O patrimônio mundial, as cidades, financiamento mundial, programa para a juventude. Todas as cidades registradas no tombo da UNESCO e seus dados: ano de registro, história, localização, geografia e canais. Em francês, inglês e espanhol.
  • PORTAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL Brasil. Foi criado para reunir as numerosas e dispersas iniciativas de Inventário de Bens Culturais produzidas em Minas Gerais, disponibilizando-as aos pesquisadores da cultura mineira. Atua como instrumento de conscientização e intercâmbio de informações, a partir da divulgação da sua diversidade cultural, incentivando a valorização dos acervos, a promoção de processos educativos, a produção científica sobre a nossa formação sócio-cultural e as ações de salvaguarda. Base de dados de bens inventariados e mecanismo de busca. Em português.
  • PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO DO PARANÁ Brasil. A Coordenadoria de Patrimônio Cultural do estado do Paraná está encarregada dos assuntos relativos à preservação do patrimônio arqueológico, histórico, artístico e natural do Paraná. Suas ações referem-se às medidas necessárias ao tombamento, à restauração, à conservação e à divulgação desses bens culturais. Áreas de atuação: arquivo e documentação, arquitetura, história e patrimônio natural - arqueologia. Em português.
  • PATRIMONIO NACIONAL Espanha. Visitas virtuais, palácios reais, mosteiros e conventos, notícias e informações. Belas imagens. Em espanhol e inglês.
  • PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE NO BRASIL Brasil. Universia (Rede de Universidades), com o apoio do professor da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), Percival Tirapeli. Os textos foram retirados da obra "Conhecendo os Patrimônios da Humanidade no Brasil", de Tirapeli. Galeria de fotos, dados e instituições. Em português.
  • PEVSNER ARCHITECTURE GUIDES, THE AND BUILDINGS BOOKS TRUST, THE Reino Unido. Os Guias Pevsner de Arquitetura tiveram início em 1951 com Sir Nikolaus Pevsner (1902 - 1983), historiador de arquitetura, com o objetivo de proporcionar um guia portátil atualizado para a maioria dos edifícios em toda a parte da Inglaterra, que servisse tanto ao leigo quanto ao especialista. O sítio, lançado em 1998 é atualizado regularmente. A Fundação Livros dos Edifícios é uma instituição sem fins lucrativos que levanta fundos para pesquisa e promove o estudo e a conservação de edifícios. Em inglês.
  • PIRATININGA Brasil. História e arquitetura. Paisagem em São Paulo. Artigos sobre a maior cidade brasileira. Prédios e lugares notáveis de São Paulo. Dados e belas fotos do patrimônio arquitetônico. Página mantida por Edmundo Otavio Rubies e Jorge Eduardo Rubies. Em português e inglês (parcial).
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - PATRIMÔNIO HISTÓRICO Brasil. O patrimônio de uma das maiores cidades do mundo. Arquivo histórico, iconografia e filmes, preservação, publicações, serviços, canais, museus e notícias. Em português.
  • PRESERVALE Brasil. Instituto de Preservação e Desenvolvimento do Vale do Paraíba. Entidade voltada para a preservação e o desenvolvimento sustentável dos patrimônios cultural, histórico e ambiental da região do Vale do Paraíba (estado de São Paulo), berço da economia e da cultura do Ciclo do Café. Turismo Cultural no Espaço Rural. Fazendas, ilustrações, artigos e eventos. Em português.
  • REDE DE CONHECIMENTO DA JUSTIÇA Portugal. Ministério da Justiça. Arquivo histórico, patrimônio cultural, núcleos museológicos, peças e documentários, trabalhos acadêmicos e publicações. Belas imagens relativas ao Poder Judicial português, que abordam arquitetura, painéis cerâmicos, esgrafitos, estatuária, frescos, mosaicos, óleos, relevos, tapeçaria e vitrais. Em português.
  • SIRCHAL França. Sítio Internacional sobre a Revitalização de Centros Históricos de Cidades da América Latina e do Caribe. Seminário, ateliês de especialização, documentos e glossário quadrilíngüe específico sobre o tema (francês, espanhol, português e inglês). Em francês, espanhol e português.
  • STRAßE DER ROMANIK (ESTRADA DO ROMÂNICO) Alemanha. Estrada de 60 paradas com mais de 70 monumentos arquitetônicos de interesse, em estilo românico, na região da Saxônia-Anhalt. Há um glossário de arquitetura. Em alemão.
  • URBO Canadá. Gérer notre patrimoine. Administrar nosso patrimônio. Portal vinculado à OCPM (Organização das Cidades do Patrimônio Mundial). Fundos para o patrimônio, formação, artigos, publicações, canais essenciais, estudos de caso e fóruns de discussão. Em francês, inglês e espanhol.
  • US HERITAGE GROUP Estados Unidos. Empresa que oferece produtos e serviços para restauração de argamassa e tijolos. Em inglês.
  • WORLD HERITAGE (PATRIMÔNIO MUNDIAL) Estados Unidos. O Tombo do Patrimônio Mundial. Todos os bens tombados pela UNESCO. Notícias, boletim, exposições, revista e publicações. Sítios ameaçados, métodos de conservação, turismo sustentável, passeios virtuais e outras várias matérias. Em inglês e francês. Algumas páginas também em espanhol.
  • WORLD MONUMENTS FUND (FUNDO DOS MONUMENTOS MUNDIAIS) Estados Unidos. O Fundo dos Monumentos Mundiais - FMM (WMF) é a principal organização privada sem fins lucrativos dedicada à preservação de sítios arquitetônicos e culturais ameaçados em todo o mundo. Desde 1965, o WMF tem trabalhado incansavelmente para deter a perda de estruturas históricas em mais de 450 sítios em 80 países. Possui sua sede na cidade de Nova Iorque e escritórios e afiliadas em Paris, Londres, Madri e Lisboa. A cada dois anos, o WMF edita o World Monuments Watch (Sentinela dos Monumentos Mundiais), com uma lista dos 100 Sítios Mais Ameaçados. Portal muito bem elaborado com conteúdo riquíssimo. Em inglês.

 

 

 

 

ICOMOS Brasil
ICOMOS Brasil

IEPHA/MG



 

 

 

 

Patrimônio Mundial

© ArkitektUrbo. Todos os direitos reservados. Web Master Arq. Luís Menechino