;


URBANISMO
 
CANAIS EXTERNOS  
  • ARMAZÉM DE DADOS.RIO Brasil. Portal administrado pelo Instituto Pereira Passos - IPP, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo - SMU, do Rio de Janeiro. O sítio oferece baixa de fotos aéreas e da arquitetura de pontos da cidade, entre outras. Vários glossários, entre eles: glossários de habitação, cartografia, território e meio ambiente, e infra-estrutura e uso do solo. Mapoteca com acervo fotográfico e plantas digitais. Em português.
  • ARQUIVO DIGITAL DE CARTOGRAFIA URBANA Portugal. Base de dados informatizada, composta de texto e imagem de cartografia histórica de cidades de origem portuguesa. Em português e inglês.
  • CYBURBIA Estados Unidos. Portal de planejamento urbano, para os interessados nas cidades e no meio ambiente construído. Notícias, fóruns. Diretório com milhares de canais para sítios relacionados com urbanismo. Mecanismo de busca. Em inglês.
  • INTERNATIONAL PLANNING HISTORY SOCIETY - IPHS (SOCIEDADE INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO) - Inglaterra. Esforça-se por promover o estudo da história do planejamento em âmbito mundial. Publicações, prêmios, conferências, exposições, arquivo de notícias e canais. Em inglês.
  • ISTITUT DEL PAISATGE URBÀ I LA QUALITAT DE VIDA (INSTITUTO DA PAISAGEM URBANA E DA QUALIDADE DE VIDA) Espanha. Organismo autônomo local de caráter comercial e de serviços, constituído por acordo do Conselho Plenário da Prefeitura de Barcelona, em 27 de junho de 1997. Atuações, campanhas, usos da paisagem, legislação e canais. Sítio muito bem elaborado, com apresentações animadas. Em catalão, espanhol (castelhano) e inglês.
  • PAROLE Estados Unidos. Inicialmente projetado para ser um dicionário dinâmico da cidade contemporânea, hoje é um sítio vasto e heterogêneo. Atualmente cerca de 900 palavras, relacionadas à transformação da paisagem urbana., estão organizadas em um banco de dados de hipermídia, juntamente com mais de 1000 canais para e da Internet. Imagens, textos, citações, comentários, fragmentos de texto, canais para sítios externos, vídeos, sons e câmeras ao vivo. Em inglês.
  • PLANNING APPLICATIONS (FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO) Reino Unido. Passos e informações para fazer um planejamento no Reino Unido. Portais de matérias: urbano, rural, habitacional, meio ambiente, desenvolvimento sustentável. Tópicos de planejamento: assentamento em áreas de risco de inundação, edifícios tombados e áreas de preservação, controle de publicidade, entre outros. Direitos e regulamentações. Canais para catálogos. Glossário de termos de planejamento. Em inglês.
  • PLANNING PORTAL (PORTAL DE PLANEJAMENTO) Reino Unido. Fonte de consulta virtual de normas de construção e planejamento do governo do Reino Unido. Grande seção dedicada a canais. Possui um glossário de termos de planejamento. Esse glossário é um resumo de cerca de 500 frases relativas a uso do solo e matérias de planejamento espacial. Cobre uma variedade de assuntos que vão de novo desenvolvimento e regeneração, a conservação e proteção ambiental. Em inglês.
  • PLANOS DIRETORES Brasil. Portal especializado em planos diretores urbanos, de acordo com legislação e realidade brasileiras. Notícias, canais e informação sobre cursos. Em português.
  • SIRCHAL França. Sítio Internacional sobre a Revitalização de Centros Históricos de Cidades da América Latina e do Caribe. Seminário, ateliês de especialização, documentos e glossário quadrilíngüe específico sobre o tema (francês, espanhol, português e inglês). Em francês, espanhol e português.
  • URBAN ICONOGRAPHY (ICONOGRAFIA URBANA) Itália. Sítio do Instituto de Projeto e Cultura, em Roma. Eventos e cursos. Foi fundado com o objetivo de proporcionar a viajantes "ativos", em Roma, oportunidade de aprender sobre a história, arte e cultura romanas, enquanto se desfruta a Cidade Eterna. Especificamente, o IDC (Institute of Design + Culture - iDC Rome) empenha-se em demonstrar como Roma é única em ambiente urbano, onde ícones do presente e do passado se entrelaçam para criar um todo contemporâneo complexo. Em inglês.
  • URBANDATA - BRASIL Brasil. IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro) O URBANDATA-BRASIL (Banco de Dados sobre o Brasil Urbano), sob a coordenação emérita de Licia do Prado Valladares e executiva de Luiz Antonio Machado da Silva, é um verdadeiro "quem é quem" da pesquisa urbana no país. O URBANDATA - BRASIL é um instrumento de extrema utilidade para o pesquisador. Informa "quem escreveu o que", "quem trabalha sobre quais temas", "que instituições investigam o que" e "quais os temas que já foram pesquisados" sobre o urbano brasileiro. Em português e inglês.
  • URBANISMO PORTUGAL Portugal. Notícias, exposições, associações profissionais, legislação e textos. Vários canais. Em português.
  • URBAWEB Espanha. Grupo de técnicos especializados no urbanismo da Catalunha, que colaboram com profissionais do setor e organismos públicos na gestão e desenvolvimento de projetos urbanísticos. Desenvolvimento de projetos urbanísticos: planos de ordenação urbana, planos diretores urbanos, planos de melhoria urbana, entre outros. Em catalão e espanhol (castelhano).

Cartografia Urbana Portuguesa

 

 

 

 

Paisatge Urbà - Paisagem Urbana

 

 

 

 

 

 

 

 
© ArkitektUrbo. Todos os direitos reservados. Web Master Arq. Luís Menechino