INTRODUCTION

 

What we show here, Canon of the five orders, is practically a reproduction of a work written by the italian architect Giacomo Barozzi da Vignola in the year 1562.

Inspirei-me na página do arquiteto guatemalteco Luís M. López Martí, elaborada em 2.000, e segui o mesmo projeto gráfico.

Esta página também não tem a pretensão de ser um estudo analítico nem uma crítica às interpretações modulares que Vinhola propõe para cada uma das ordens da arquitetura clássica.

A obra é uma excelente base documental e gráfica efetuada no século XIX pelo arquiteto francês J. A. Léveil, que com esmerada técnica ilustrou, em 72 desenhos, todas as regras que Vinhola estabelece para cada ordem da arquitetura clássica.

As ilustrações são belíssimas enquanto representação gráfica e impressionam pela qualidade e precisão dos traços, o que nos leva a pensar quanto tempo ele teria levado para elaborar as ilustrações, e quanto tempo levaria um experiente desenhista de hoje, com computador e ferramentas de programas gráficos, tais como CAD, para fazer o mesmo trabalho, como observou Luís M. López Martí,

As estampas desta página serão digitalizadas a partir de um documento original, do começo do século XX, talvez 1.905, em bom estado de conservação, comprado via Internet, de uma livraria de livros usados, na cidade de São Paulo, Brasil, no mês de fevereiro de 2007.

Arch. Luís Antônio Parreiras Menechino
July 2008

 


 

 

© ArkitektUrbo. Todos os direitos reservados. Web Master Arq. Luís Menechino